segunda-feira, 7 de julho de 2014

Descoberta substância capaz de matar o mosquito da dengue.

Pesquisadores brasileiros desenvolvem uma substância capaz de matar o mosquito da dengue. A experiência é de especialistas da Unesp de Rio Claro, interior de São Paulo.

Eles anunciaram a criação de uma fórmula que consegue repelir e matar o Aedes aegypti na fase larval e também já na fase adulta. A substância é baseada numa bactéria retirada do solo contaminado com petróleo, que foi descoberta quando biólogos procuravam um princípio ativo na natureza para desenvolver um detergente.

Os pesquisadores explicam que as larvas do mosquito da dengue precisam se manter na superfície para respirar e isso só é possível por causa da tensão da água. O produto aplicado por eles diminui essa tensão. Assim, o mosquito não consegue respirar e morre. No caso dos adultos, a substância quebra a cutícula do mosquito e mata o inseto.

Mas a produção da fórmula é cara. Para se ter uma ideia, apenas dez miligramas custam perto de mil e quatrocentos reais. Então, os cientistas da Unesp dizem que é preciso baratear o processo para que o produto possa ser vendido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário