terça-feira, 1 de julho de 2014

Desenvolvimento de 'olhos biônicos' abre novos horizontes para cegos.

Olho Biônico se torna esperança para que deficientes visuais voltem a enxergar. Atualmente, uma centena de pessoas no mundo usa retinas artificiais, criadas por três empresas diferentes de Estados Unidos, Alemanha e França.

O sistema eletrônico é implantado diretamente na retina enviando ao cérebro imagens de formas e contrastes luminosos. Ele é formado por óculos de sol, equipados com uma microcâmera, um aparelho eletrônico que trata os dados visuais captados e transmite para o implante ocular. Apenas 86 pessoas no mundo utilizam o mecanismo que ainda está em fase de testes.
A tecnologia, porém, ainda levará tempo para se popularizar. Embora os olhos biônicos ainda sejam pouco acessíveis, outras tecnologias estão disponíveis.

Segundo dados do IBGE de 2010, no Brasil, mais de 6,5 milhões de pessoas têm alguma deficiência visual, o que corresponde a 3,5% da população. No mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 40 milhões de pessoas são cegas e outras 135 milhões sofrem limitações severas de visão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário