terça-feira, 21 de outubro de 2014

Embora menos frequente, câncer de mama também é diagnosticado em homens.

Outubro é o mês de voltar às atenções para o câncer de mama. Todos os anos, a campanha Outubro Rosa é realizada por diversas entidades, em muitas partes do mundo, para conscientizar principalmente as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Mas, o que algumas pessoas não sabem, é que não são só as mulheres que sofrem com o problema. Ainda que os casos não sejam tão frequentes, o câncer de mama é, sim, registrado nos homens, já que eles também têm glândulas mamárias.

Estimativas indicam que para cada 100 mulheres que desenvolvem a doença, o diagnóstico só é feito em um homem e geralmente o tumor já está estágio mais avançado.
Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, o diagnóstico nos homens acaba sendo tardio porque ainda existe muito preconceito. O autoexame, indicado para as mulheres como melhor forma de detectar alterações, também deve ser realizado por eles.

E, quando percebe um nódulo no peito ou nas axilas, o homem deve procurar atendimento médico especializado, para que exames específicos sejam feitos e o paciente seja submetido a tratamento.

A cirurgia costuma ser o mais indicado, associada ou não a sessões de quimio e radioterapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário