quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Aparelhos em stand-by aumentam o consumo de energia.

Pode não parecer, mas aquelas luzinhas que indicam que os aparelhos eletrônicos estão em modo de espera consomem energia. Aparelhos de televisão, DVDs, microondas e até mesmo as máquinas de lavar roupa mais modernas ficam no chamado stand-by.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, o Idec, dependendo da quantidade de equipamento em modo de espera, o consumo pode chegar a 15% do total gasto em uma residência.

Números consolidados da Agência Internacional de Energia dão uma ideia do que isso representa: só no ano passado, segundo o órgão, o modo "stand by" gerou 80 bilhões de dólares de gastos com energia em todo o planeta, o equivalente a cerca de 200 bilhões de reais.

Mudar alguns hábitos, portanto, pode ajudar a diminuir o consumo de energia e dar um alívio para a sua conta de luz. Quando possível escolha comprar aparelhos com botão liga e desliga, e não com os que só deixam o equipamento em stand-by. Se ele for do tipo que fica sempre em modo de espera quando desligado, o melhor a fazer é tirar da tomada se não for usá-lo nas horas seguintes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário