segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Trabalhador rural terá aposentadoria especial.

Trabalhadores rurais agora podem pedir aposentadoria especial. Isso porque uma decisão dada pela justiça determinou que pessoas que trabalham no calor, mesmo que seja de fonte natural, ou seja, embaixo do sol quente, podem pedir essa aposentadoria. Antes a regra só valia para fontes artificiais de calor.

A aposentadoria especial tem algumas vantagens se comparada com a aposentadoria regular. Por exemplo, o fator previdenciário não incide sobre o cálculo. E tanto homens quanto mulheres podem se aposentar mais cedo.

Só pode pedir a aposentadoria especial quem comprovar que trabalhou durante 25 anos em atividades expostas a agentes nocivos, atividades perigosas ou atividades penosas. É o caso, por exemplo, de quem trabalha em hospitais e laboratórios químicos com risco de contaminação.

Também quem trabalha com metalurgia, devido ao som alto, e quem trabalha com redes de energia ou mineração. Vale lembrar que antes de entrar com o processo de pedido da aposentadoria é importante consultar um especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário