quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Impostos respondem por até 70% do preço do presente do Dia das Crianças.

De cada 10 reais gastos com o presente do Dia das Crianças, sete são impostos. Pelo menos se a ideia for dar um videogame para os pequenos. Pesquisa do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação indica que o produto tem a carga de impostos mais alta entre os itens mais procurados.

Se a opção for um tênis importado, um patins, um skate, um patinete ou uma câmera fotográfica, por exemplo, o consumidor precisa saber que mais da metade do valor pago vai parar nos cofres do governo. E até itens mais simples, como uma bola de futebol ou um estojo com lápis de cor ou canetinha, contam com uma carga tributária na casa de 40%.

Assim como acontece com a piscina de plástico, a bicicleta, a prancha de surfe e o tênis nacional. Em nota, o Instituto classificou como lamentável o fato de o Brasil ter uma carga de impostos tão elevada e serviços essenciais, como os de saúde e educação, tão ruins. Quem quiser fugir dos altos tributos pode presentear, por exemplo, com um livro, item no qual os impostos representam apenas 15% do preço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário