quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Crescem as tentativas de espionagem no Brasil; saiba como se proteger de stalkerware.

Stalkerware é um tipo de software capaz de espiar o seu celular e compartilhar seu dados com terceiros. É semelhante a um malware, mas com uma diferença básica e crucial: se está no seu celular, é porque foi instalado por alguém que quer te espionar. Esses programa conseguem captar conversas, interceptar arquivos, e-mails, senhas, fotos e vídeos. Stalkerwares mais complexos são capazes até de dar ao invasor a capacidade de acessar microfones e câmera do dispositivo em tempo real. Isso tudo sem que fique visível para o dono do aparelho. O que significa que você, neste momento, pode estar sendo espionado sem saber.

Dados da Kaspersky, empresa especializada em cibersegurança, as tentativas de espionagem no Brasil crescem 228% em um ano. A Kaspersky já contou mais de 4 mil e 40 detecções e bloqueios em usuários únicos do Brasil este ano. Foram identificados pela empresa mais de 380 programas que realizam esse tipo de ataque. Algumas dicas ajudam os usuários a se proteger desse tipo de espionagem. Bloqueie nas configurações de segurança do seu celular a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas. Não revele nunca o seu PIN, padrão ou senha de acesso ao celular a outras pessoas, nem mesmo àquelas de sua confiança.

Vale destacar que o stalkerware, apesar de não ser visível, dá sinais que indicam sua presença. Desconfie se a bateria do seu aparelho estiver durando bem menos que o comum e se ele estiver esquentando com frequência. Também é comum que esses app espiões abram pop-ups inesperados no navegador do celular. Para se livrar do espião, você pode fazer uma varredura nos aplicativos e ver se encontra programas que você não reconheça ou não lembre de ter instalado. No entanto, lembre-se que o stalkerware foi projetado para ficar o mais escondido possível. Por isso, o mais recomendável, em caso de suspeita grande de infecção, é restaurar o aparelho para padrão de fábrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário