quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Número de idosos vai dobrar até 2030.

O número de idosos vai quase dobrar na próxima década, ou seja, até 2030, haverá quase um bilhão e meio de idosos em todo o mundo, superando o número de jovens. Os dados são da Organização das Nações Unidas (ONU).

E os países em desenvolvimento estão registrando os maiores aumentos no número de pessoas com mais de 60 anos de idade. Esse número continuará a subir, com as pessoas idosas representando 13,7% da população até 2030.

Com o aumento dos idosos, a ONU alerta que é preciso dar mais atenção às vulnerabilidades dessas pessoas. A entidade ainda lembra que as desigualdades na terceira idade refletem desvantagens acumuladas, decorrentes de fatores como localização, gênero, questões socioeconômicas, de saúde e renda.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2012 e 2017, a população de idosos no país saltou de 25 milhões para mais de 30 milhões de pessoas. O Estatuto do Idoso no Brasil alega que é dever da família, da sociedade e do estado, amparar o idoso e garantir o direito à vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário