quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Praticar corridas, mesmo sem regularidade, reduz o risco de doenças.

Correr todos os dias, algumas vezes por semana ou em períodos intercalados, reduz o risco de morte. A constatação é de cientistas da Universidade de Victoria, na Austrália. Eles afirmam que independentemente da regularidade ou da velocidade, a corrida tem impacto na saúde e na longevidade.

Os pesquisadores analisaram estudos sobre a associação entre a corrida e o risco de morte por todas as causas, por doenças cardiovasculares e câncer. Foram encontradas 14 pesquisas feitas com mais de 232 mil pessoas, que tiveram a saúde rastreada entre cinco anos e meio a 35 anos. Durante esse período, quase 26 mil dos participantes morreram. Ao agrupar os dados, os cientistas perceberam que qualquer quantidade de tempo dedicada à corrida estava associada a um risco 27% menor de morte, para todas as causas.

Em relação às doenças cardiovasculares, o risco de morte foi reduzido em 30% e, no caso do câncer, em 23%. A conclusão dos autores do estudo é que participar de corridas traz melhoras substanciais na saúde e na longevidade da população. Os dados da pesquisa foram publicados no Correio Braziliense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário