terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Alerta de golpe: cuidado com mensagem que circula na rede prometendo camisetas e tênis de graça.

Os criminosos que usam a internet para aplicar golpes estão sempre inventando novos meios de atrair vítimas. Circula pelas redes sociais e aplicativos de mensagens, neste começo de ano, por exemplo, uma mensagem com suposta promoção de aniversário da Nike.

O texto afirma que, em celebração aos 55 anos da marca, a empresa estaria distribuindo milhares de pares de tênis e de camisetas gratuitamente. É mentira. É golpe. O link leva a um site fraudulento, usado para roubar os dados da vítima. Tentativas de golpes que usam nomes de grandes empresas não são raros. Uma corrente muito parecida - e também fraudulenta - em nome da Adidas, por exemplo, circulou há alguns meses. Por isso, é importante ficar atento e desconfiar sempre de promoções que são compartilhadas na rede - especialmente quando os benefícios são muito grandes.

A principal dica é não clicar em links recebidos por e-mails, aplicativos de mensagens ou redes sociais. Mesmo que esses links tenham sido enviados por pessoas conhecidas. Caso se interesse por alguma promoção da sua marca preferida, procure o site verdadeiro da empresa ou o perfil oficial nas redes sociais e acesse diretamente. Se a promoção for verdadeira, certamente estará anunciada nos canais oficiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário