quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Posse dos Conselheiros Tutelares de Bom Conselho será nesta sexta.

A Prefeitura de Bom Conselho, através da Secretaria Municipal de Governo, e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizam nesta próxima sexta-feira, 10 de janeiro, a cerimônia de diplomação e posse dos conselheiros tutelares eleitos em outubro do ano passado.

A solenidade vai acontecer na Câmara Municipal de Vereadores, com início às 10 horas, e é aberta a população. Na ocasião, além dos conselheiros eleitos, os cinco primeiros suplentes, também serão diplomados, para um mandato de quatro anos, no período de 10 de janeiro de 2020 a 10 de janeiro de 2024.

Os conselheiros tutelares tem a função de atuar na proteção e garantia dos direitos da criança e do adolescente. Eles devem agir sempre que os direitos forem ameaçados ou violados pela sociedade, Estado, pais, responsáveis ou em razão de sua própria conduta. O Conselho Tutelar também realiza ações preventivas, fiscalizando entidades e mobilizando a comunidade para a promoção e proteção dos direitos de crianças e adolescentes.

O exercício da função de conselheiro tutelar acontece em regime de dedicação exclusiva, com jornada de trabalho de 40 horas semanais, sendo que todos os conselheiros ficam sujeitos a períodos de plantão ou sobreaviso, incluindo realização de diligências e tarefas inerentes ao órgão, inclusive nos finais de semana e feriados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário