domingo, 10 de maio de 2020

Estudo aponta que 1,6 milhão de brasileiros já podem ter contraído Covid-19.

Pesquisadores brasileiros acreditam que número de infectados por Covid-19 no País já é superior a um milhão e 600 mil. Desse total, 526 casos seriam de pessoas que vivem no Estado de São Paulo. A estimativa, referente a 04 de maio e divulgada pela Agência Fapesp, é 14 vezes maior que os números do Ministério da Saúde.

Na mesma data, o órgão apontava que o Brasil tinha 108 mil casos confirmados de coronavírus, dos quais 32 mil eram em território paulista. Um dos participantes do estudo e integrante do grupo Covid-19 Brasil, que traz informações oficiais sobre a doença, o pesquisador Domingos Alves diz que existe uma grande subnotificação de casos no País.

Os testes são feitos apenas em pessoas com quadros graves ou que vão para o hospital, e a pesquisa pretende trazer uma estimativa mais realista, que ajude no planejamento da epidemia. A contabilização dos casos ocultados poderia colocar o Brasil como novo epicentro da Covid-19, com mais registros que os Estados Unidos.

Para chegar a um número 14 vezes maior que o do Ministério da Saúde, os pesquisadores se basearam nos dados da epidemia na Coreia do Sul. As informações foram ajustadas à realidade da população brasileira, como por exemplo, pirâmide etária, pessoas com comorbidade ou fatores de risco para a doença e número de óbitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário