quarta-feira, 1 de julho de 2020

Câmara aprova projeto do vereador Felipe Tuna que concede comenda para o Carnaval de Zé Puluca.

A Câmara de Vereadores de Bom Conselho aprovou na sessão ordinária realizada na manhã desta quarta-feira, 1º de julho, a concessão da comenda Dantas Barreto para o Carnaval de Zé Puluca. De autoria do vereador Felipe Tuna (PSB), o projeto de Decreto Legislativo que concede tal honraria para a agremiação foi aprovado, em plenário, por unanimidade.
Segundo o vereador Felipe Tuna, a concessão da comenda é uma forma de reconhecer a grandeza do festejo momesco, que rende homenagem ao saudoso professor e maestro José Duarte Tenório (Zé Puluca). A comenda Dantas Barreto é a mais alta e importante honraria concedida pela Câmara de Vereadores. O Carnaval de Zé Puluca, que neste ano chegou a sua sétima edição, já é considerado um dos maiores festejos de Pernambuco.
Por meio da Lei Estadual nº 16.241, Artº 408-A, o Carnaval de Zé Puluca está incluído no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativa do Estado. E ainda através da Lei Municipal nº 1.646 de 2015, o festejo é considerado Patrimônio Cultural Imaterial de todos os Bomconselhenses, e também está incluído no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Município.
Idealizado e presidido pelo produtor cultural Carlos Alberto, o Carnaval de Zé Puluca desde dezembro de 2017 é reconhecido como Ponto de Cultura pela Secretaria Especial da Cultura, através do Ministério da Cidadania do Brasil, por meio da Secretaria da Diversidade Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário