terça-feira, 7 de julho de 2020

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe alcançou 88,8% do público-alvo.

A Campanha Nacional de Vacinação, que terminou oficialmente na semana passada, alcançou 88,8% do público-alvo. Em números arredondados, significa que 89 em cada 100 pessoas dos grupos que foram priorizados pelo Ministério da Saúde receberam a dose de imunização contra os 3 principais vírus da gripe que circularam no hemisfério Sul no ano passado: H1N1, H3N2 e Influenza B. A meta, no entanto, era alcançar 90%.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 17 milhões de pessoas dos públicos prioritários não buscaram os postos de vacinação. Como sobrou doses, a pasta recomendou aos estados e municípios que estendam a vacinação para toda a população até quando durarem os estoques da vacina. Entre os grupos prioritários, os idosos foram os que tiveram melhor desempenho, superando a meta. A cobertura entre as pessoas com 60 anos ou mais atingiu quase 120%. Além dos idosos, os trabalhadores da área da saúde ultrapassaram 100%, alcançando 114,5% do grupo vacinado.

Já o grupo com menor cobertura vacinal foi o dos adultos entre 55 a 59 anos. A vacinação entre eles beirou os 56%. As gestantes e as crianças com cinco anos incompletos também compareceram em menor quantidade do que o esperado. Arredondando, nos dois casos a cobertura foi de 61%. Professores das escolas públicas e particulares, que também fizeram parte da campanha, tiveram 68,5% do público vacinado.

Apesar de não proteger contra o coronavírus, tomar a vacina da gripe é importante, porque ajuda a diminuir a demanda de pessoas que buscam atendimento médico, garantindo que mais vagas em hospitais e postos de saúde estejam disponíveis para o tratamento do novo coronavírus. Ainda de acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2020, até o mês de maio, 209 morreram em todo país diagnosticados com influenza. Do total de casos,79 óbitos foram por H1N1, 13 foram por H3N2 e 54 mortes ocorreram por complicações causadas pelo vírus influenza B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário