sexta-feira, 10 de julho de 2020

Cerca de 21 milhões de brasileiros devem terminar o ano em situação de extrema pobreza.

A pobreza extrema pode dobrar no Brasil neste ano, como reflexo da pandemia de Covid-19. O alerta da ONU foi feito na quinta-feira, 09, com base em novo relatório sobre desempenho do PIB - que é a soma das riquezas geradas pela produção de bens e serviços - no país. O índice deve cair mais de nove pontos percentuais na América Latina. Será o maior registro de queda em 100 anos.

No Brasil, o ano deve terminar com quase 10% da população em situação de pobreza extrema. São aproximadamente 21 milhões de pessoas, com base nos dados populacionais do IBGE. No ano passado, eram 5% na condição caracterizada pela renda média mensal de 67 dólares, equivalente a 353 reais.

Segundo o relatório, a taxa de pobreza também deve passar de 20 para além dos 26 pontos percentuais. É o segmento dos que ganham até 140 dólares, cerca de 738 reais por mês. Na América Latina e Caribe, a previsão da ONU é que o número de pobres salte de 45 milhões para 230 milhões. E dos atuais 28 milhões extremamente pobres para 96 milhões de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário