quinta-feira, 9 de julho de 2020

Coronavírus se espalha mais rapidamente, e Brasil deve atingir 2 milhões de casos na terça.

O Brasil deve atingir na terça-feira que vem, no máximo na quarta, a marca simbólica de dois milhões de casos confirmados de Covid-19. A projeção foi feita por pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Caso ela se confirme, o País, que demorou 114 dias pra atingir um milhão de casos, vai atingir o segundo milhão apenas 25 dias depois do primeiro. Ou seja, o coronavírus avançou mais rapidamente. É importante deixar claro, porém, que algumas regiões aumentaram a testagem, o que também puxa o total de casos confirmados.

De qualquer forma, os números preocupam os pesquisadores, que temem que o cenário pode piorar bastante. Em entrevista à agência BBC News, que encomendou o estudo, o professor Domingos Alves, responsável pelo levantamento, criticou a reabertura do comércio, em alguns estados, antes do pico da pandemia. Disse que o Brasil tem ido na contramão do que foi feito em locais que controlaram a Covid-19. E que a retomada das atividades com os casos e as mortes ainda em alta em algumas regiões têm relação com interesses eleitorais dos políticos.

O professor Domingos Alves avalia, ainda, que o País tomou medidas para reduzir os efeitos e não para acabar com a pandemia. E que os números, na verdade, podem ser bem piores. Ele calcula que, quando o Brasil atingir dois milhões de casos, o total de contaminados será de 12 milhões, uma vez que boa parte da população não foi testada. E que o número oficial de mortes pode representar apenas 60% do total de vítimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário