quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Covid-19 se torna a maior causa de mortes da história do Brasil dentro do mesmo ano.

O coronavírus se torna a maior causa de mortes da história do País dentro de um mesmo ano. É o que mostra levantamento do portal UOL, que analisou os dados oficiais do Ministério da Saúde, de 1979 pra cá. Em seis meses apenas, é bom lembrar, a Covid matou mais de 130 mil pessoas. Até hoje, o número que mais se aproxima disso foi registrado em 2019. Em 12 meses, em dados ainda preliminares, 116 mil pessoas morreram de problemas relacionadas ao coração, como infarto.

No caso do câncer, uma das doenças mais temidas do mundo, o que mais mata, por aqui, é o de pulmão, traqueia e brônquios. Ainda assim, o número de vítimas não chega a 30 mil por ano. Entre as doenças respiratórias, a que mais provoca mortes, no País, é a pneumonia. Mas o recorde registrado em 2019, de 83 mil óbitos, também é muito menor que o total de vítimas da Covid.

E ainda, os números mostram que o coronavírus também é um problema mais grave que as chamadas causas externas, que não estão relacionadas à saúde. Por exemplo, o ano em que mais gente foi assassinada, no País, foi 2017. Só que o total de vítimas, 62 mil pessoas, não chega nem à metade da quantidade de mortos pela Covid em seis meses. Por fim, pelo menos recentemente, 2012 foi o ano mais violento no trânsito brasileiro. Mas o total de pessoas que perderam a vida em acidentes, 46 mil, é três vezes menor que os mortos pelo coronavírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário