sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Decreto facilita instalação de antenas de celular no País e deve favorecer implementação da tecnologia 5G.

Um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta semana facilita a instalação de antenas de celular no Brasil. Com a medida, o poder das prefeituras fica mais limitado.

Entraves impostas pelos governos locais são uma das principais queixas das empresas do setor. Por isso, o texto editado e publicado no Diário Oficial da União é considerado fundamental para a implementação do 5G no país. A quinta geração de telefonia móvel oferece uma velocidade da conexão mais rápida.

De acordo com reportagem do jornal O Globo, a estimativa das operadoras de telefonia é que seja necessário implementar 10 vezes mais antenas de telefonia móvel do que as que já existem para que seja possível o amplo funcionamento da tecnologia 5G no Brasil.

Pelas novas regras, as empresas só vão precisar informar à Agência Nacional de Telecomunicações onde pretendem instalar sua infraestrutura, e entrar com pedido nas prefeituras, que não vão mais poder cobrar pelo cabeamento em postes ou instalação de fibras sob vias públicas.

Além disso, os governos municipais passam a ter prazo de dois meses para analisar a licença. Se a empresa não receber nenhuma resposta, a instalação estará automaticamente autorizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário