quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Licitação para recuperação do Açude da Nação será realizado em fevereiro.

A Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos de Pernambuco, através da Comissão Especial de Licitação de Obras e Serviços de Engenharia, realizará no próximo mês a Concorrência Tipo: Menor Preço, cujo objeto constitui a contratação de empresa para a recuperação do Açude da Nação e a construção de uma Ponte sobre o mesmo Açude, localizado no município de Bom Conselho.

O processo licitatório está marcado para acontecer às 10 horas do dia 14 de fevereiro. A obra tem valor estimado de 8 milhões 442 mil 765 reais e 74 centavos. O edital está disponível no site: www.srhe.pe.gov.br – link Licitações.

Em Junho de 2010, após fortes chuvas houve o rompimento de uma parede do Açude da Nação, que inundou ruas próximas ao Açude, destruiu casas e lojas, e desabrigou cerca de 50 famílias.

O Açude da Nação na cidade de Bom Conselho existe a mais de 60 anos.  

Na foto o Açude da Nação antes do rompimento em 2010.

Um comentário:

  1. Não sei como foi elaborado o projeto para a construção de uma ponte sobre o açude da nação. Mas o certo seria se elabora um projeto mais audacioso que pudesse proporcionar desenvolvimento para aquele entorno, bem como para o município, um projeto com uma maior estrutura, e aproveitando para ampliar a rua após o açude, fazendo um canteiro no meio (área verde) que daria continuação com a avenida nova, para isto os recursos oriundos para esse projeto iria indenizar os moradores dos entorno do açude assim, poderia demolir todas as casas que existem facilitando o tráfego dos veículos bem como os pedestres, aproveitando também para se fazer uma pista de ciclismo e uma pista de passeio. Um outro projeto mais audacioso que iria proporcionar aos moradores de Bom Conselho, seria determinar que aquela área do açude junto com o parque de vaquejada e o entorno até a antiga cocane seria um projeto de área verde ou um passeio público para lazer, caminhas, fazer exercícios etc...No entorno do açude arborizar toda a área, e construir quiosques ecologicamente correto com calçadão para caminhadas é o que bom conselho precisa, e o parque de vaqueja seria transferido para um local mais distante e mais plano com outra estrutura física. Tem como fazer isto, é só buscar recursos e apresentar bons projetos aos ministérios competentes, para isto os técnicos da prefeitura precisariam melhor entender todo o processo e funcionamento. Pois a cidade cresce sem desenvolvimento, sem um plano diretor eficiente, sem código municipal do meio ambiente, sem código municipal sanitário sem um determinado planejamento, infelizmente logo a cidade estará mais desorganizada com um fluxo de pessoas e veículos sem as mínimas condições de estrutura física. Outro projeto seria abolir de uma vez por toda a rodoviária do centro da cidade que tá um inferno trafegar por ali, um projeto para um descente rodoviária na área onde funciona o campo de pouso, sentido iati seria o ideal pois ficaria num ponto estratégico para os veículos e transporte que trafegam nos sentidos para alagoas, Garanhuns e águas belas, sem que os mesmo entrassem na cidade, claro que a prefeitura proporcionaria maiores estruturas. Asfaltar todas as ruas principais e consultar e contatar um engenheiro de tráfego para organizar o trânsito bem como a vias de acesso mão e contar mão. Pavimentar todas as estradas de acesso ao distritos para facilitar e escoar toda a produção agrícola e pecuária, bom o município tem um grande potencial para se desenvolver culturalmente, ambientalmente correto, para lazer, industria e comércio, falta se traçar um plano estratégico e buscar meios e condições - recursos – para se tornar isto uma realidade para o município, baste querer e ter uma proposta de trabalho, pensem nisto.

    ResponderExcluir