segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Sobrevivemos! Asteroide passou bem perto da Terra no fim de julho.

Um asteroide passou raspando pela Terra no final de julho. Chamado de 2019 OK, ele passou a 73 mil quilômetros de distância do nosso planeta no último dia 25. A distância é considerada pequena pelos astrônomos. Para se ter uma ideia, é apenas um quinto da distância até a Lua, que é de 384 mil quilômetros.

Os primeiros a avistar o asteroide foram cientistas do observatório brasileiro SONEAR, instalado em Oliveira, no estado de Minas Gerais. Foram eles que alertaram a NASA. No entanto, com apenas alguns dias de antecedência e, se a rocha espacial, com 130 metros de largura, estivesse em rota de colisão com a Terra, haveria pouco a fazer. Segundo a Agência Espacial norte-americana, a aproximação do objeto não foi detectada porque ele fez uma trajetória alinhada ao sol, ou seja, o brilho dos raios solares tornou impossível que a rocha fosse vista com mais antecedência.

Diferente, por exemplo, do que acontece com o Bennu, um asteroide que já foi detectado e está sendo monitorado pela Nasa. Isso porque existe uma chance dele atingir a Terra em setembro de 2135. A NASA trabalha para impedir que isso aconteça, emprenhando forças para mudar a trajetória do asteroide ao longo do tempo e para longe do nosso planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário