Os enfermeiros do Hospital Municipal Monsenhor Alfredo Dâmaso na cidade de Bom Conselho participaram, na semana passada, da capacitação “Classificação de Risco ou Protocolo de Manchester”. O momento aconteceu na terça e quarta-feira, dias 28 e 29 de março, respectivamente.
A capacitação foi ministrada pelo enfermeiro, Jaudeano Santos. Na oportunidade, foram abordados os conceitos de acolhimento e atendimento dos pacientes, e ainda, detalhes sobre o Protocolo de Manchester para priorizar o atendimento à população de acordo com o grau de risco para a saúde.
A iniciativa, realizada em parceria entre o ISBA e a Secretaria de Saúde do município, teve como objetivo preparar os profissionais de saúde sobre as classificações de risco, seguindo o Protocolo de Manchester, para facilitar a identificação dos pacientes antes do atendimento.
O protocolo classifica os pacientes, através do uso de cores, que permitem a definição mais rapidamente, da situação de cada pessoa, tornando os atendimentos mais rápidos. Com este protocolo, os pacientes mais graves tem atendimento imediato, para não piorar o agravo e risco de morte, e os pacientes que tem menos risco vão receber o atendimento de acordo com a sua necessidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário