sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Fetape contribui com discussão sobre projeto do FIDA para o fortalecimento da Agricultura Familiar.

O presidente da Fetape, Doriel Barros, participou quinta-feira (09), pela manhã, de uma reunião com consultores do Fida (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola), que é uma Agência das Nações Unidas (ONU), e com Governo do Estado.

Na pauta, um projeto de fortalecimento da Agricultura Familiar que está sendo elaborado para a Zona da Mata (Norte e Sul) e os Agrestes Setentrional e Central de Pernambuco, na ordem de 40 milhões de dólares. O documento com Diretrizes para a Reestruturação Socioprodutiva da Zona da Mata, construído pela Federação e por um conjunto de organizações e movimentos sociais, em 2013, está subsidiando os trabalhos.

Os consultores estão em Pernambuco desde o dia 1º de fevereiro e ficarão até o dia 17. A etapa atual é de visita a comunidades e diálogo com organizações e movimentos sociais. A proposta é que o Projeto seja desenvolvido somente a partir de 2018.

Durante o encontro, Doriel Barros destacou os graves problemas sociais existentes na Zona da Mata, que têm se agravado com o fechamento das usinas e por serem insuficientes as políticas públicas de incentivo à produção familiar, na região. Ele também pontuou a situação das famílias do Agreste, que têm sofrido as consequências da longa estiagem.

Doriel Barros, presidente da Fetape, avaliou a reunião como muito positiva. Ele reforçou, ainda, a importância de os assalariados e assalariadas rurais terem a condição de produzir alimentos em suas propriedades, para a segurança alimentar de suas famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário