quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Empresa começa a testar 'internet pela luz' mais rápida que Wi-Fi.

Já pensou em se conectar a Internet através da luz? O modo como nos conectamos a internet pode mudar em breve. Uma empresa na Estônia revelou que está testando a tecnologia batizada de Light Fidelity.

Recentemente, a Li-fi tem sido apontada como sucessora do Wi-fi por oferecer velocidades superiores e custar bem menos. Enquanto o Wi-Fi requer circuitos de rádio, antenas e receptores mais complexos, a Li-Fi utiliza métodos de modulação semelhantes aos raios infravermelhos, tais como os controles remotos.

Os futuros aparelhos de celulares, tablets e computadores deverão vir com detectores de fotossensíveis e devem conseguir conexão de um poste de luz em vias públicas, por exemplo. Em testes realizados, a frequência se mostrou muito mais eficiente do que os padrões atuais e, segundo os cientistas, consegue conectar até quatro computadores simultaneamente.

A lâmpada é equipada com um microchip que emite sinais a taxa de 150 mbps, oito vezes mais rápida do que a média do pico de conexão no Brasil, calculada em 18 mbps. A empresa promete altas velocidades, que permitem baixar, por exemplo, um filme em HD em apenas alguns segundos. A ideia é que a internet pela luz estará disponível até 2018 para todos, residências e empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário