domingo, 20 de março de 2016

Caderneta de poupança ainda é o investimento preferido dos brasileiros, mas pode não ser um bom negócio.

Apesar do surgimento de novas modalidades, algumas bem mais vantajosas, a velha caderneta de poupança ainda é o principal tipo de investimento feito pelos brasileiros. Foi o que mostrou pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC Brasil, em parceria com a CNDL, entidade que reúne os lojistas.

De cada 10 brasileiros que guardam algum dinheiro, sete fazem isso via caderneta de poupança. E o principal motivo que os levam a economizar é juntar recursos para a compra de um imóvel e também para usar no caso de um imprevisto, no futuro. Os economistas do SPC avaliam que a poupança até é um bom investimento para quem vai guardar um valor baixo. Mas alertam que com a inflação em alta, vale à pena pesquisar outras modalidades.

Em 2015, por exemplo, a poupança rendeu 8%, indicam dados do IBGE. Ou seja, quem depositou 500 reais, em janeiro, viu o dinheiro render e o saldo subir para 540, em dezembro. O problema é que como a inflação foi de quase 11%, um produto que há um ano custava 500, agora custa 553. O que significa que, ao invés de ganhar, o investidor perdeu 13 reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário