sábado, 27 de outubro de 2018

2º Turno: domingo é dia de votar.

Neste domingo, 28 de outubro, os brasileiros voltam às urnas para escolher o novo presidente do país. No Distrito Federal e em mais 13 estados haverão eleições para governador. Também em 19 municípios acontecerão eleições suplementares para prefeitos.

Para facilitar no dia do voto, a Justiça Eleitoral disponibilizou o E-Título, um aplicativo que permite ao eleitor se identificar com o celular. Para quem já fez o recadastramento biométrico apenas o celular já identifica. Quem ainda não fez, pode usar o aplicativo, mas deve levar um documento com foto.

Nos locais onde terão eleições para governador, o eleitor deverá colocar o número do candidato local primeiro. Depois ele coloca o número para presidente. É preciso ficar atento quanto às regras no local de votação. Não é permitido manifestações em grupos ou falar com outra pessoa sobre candidato. O eleitor que fizer isso pode ser preso por crime de boca de urna.

Já utilizar camisetas, adesivos, bandeiras é permitido pela Justiça Eleitoral. As seções eleitorais abrem as oito da manha e fecham às cinco da tarde seguindo o horário local de cada estado. Quem não puder comparecer neste domingo deve justificar a ausência. A justificativa pode ser feita em uma seção eleitoral autorizada ou em até 60 dias após a votação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário