terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Golpe do TeleSUS clona WhatsApp.

Um golpe que usa o contato do Ministério da Saúde, o TELESUS, como isca está de volta na praça. No início da pandemia criminosos usaram o serviço oferecido pelo governo com fachada para realizar golpes pelo telefone. Com a descoberta, o golpe foi esquecido, mas agora foram registrados novos casos.

O golpe funciona assim: o criminoso liga para a vítima se passando por um entrevistador do SUS, o Sistema Único de Saúde, que está realizando uma pesquisa relacionada com a Covid-19. Ao final da suposta entrevista o criminoso pede um código para validar o contato. Este código é o pin, um número de seis dígito que permite o acesso remoto ao celular da vítima. Com o PIN, o golpista consegue clonar aplicativos de mensagens e contatar parentes e amigos como se fosse a vítima.

Fique atento. O número do TELESUS é o 136. Além disso, atendentes do TELESUS não pedem dados pessoais, nem código de confirmação e muito menos doações. Por último, não clique em links suspeitos enviados por números sem identificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário