terça-feira, 1 de dezembro de 2020

MDB elege maior quantidade de prefeitos; PSDB vai governar maior número de habitantes.

Eleitores de 57 municípios brasileiros foram às urnas, no domingo passado, 29 de novembro, para votar no segundo turno das eleições, encerrando a disputa municipal em quase todo o país. A exceção fica por conta de Macapá, que teve as eleições municipais adiadas em razão da crise de abastecimento de energia elétrica. O pleito na capital do Amapá foi remarcado para 6 e 20 de dezembro.

Ainda assim, já é possível fazer uma análise do desempenho dos partidos. Foi o MDB, por exemplo, que elegeu a maior quantidade de prefeitos. Representantes da legenda vão governar 782 municípios do país. Apesar disso, é o PSDB que vai governar o maior número brasileiros. Nas cidades onde representantes do MDB foram eleitos, vivem 26 milhões de pessoas. Já o PSDB vai governar 520 cidades, que somam, juntas, 34 milhões de pessoas. A liderança foi garantida com a reeleição de Bruno Covas, em São Paulo, onde vivem mais de 12 milhões de milhões de pessoas – a cidade mais populosa do Brasil.

DEM e PSD também estão entre as legendas que mais elegeram prefeitos em 2020 e completam a lista dos 4 partidos que somam mais de 20 milhões de habitantes nas cidades em que vão governar. Representantes do DEM farão a gestão em 463 municípios, governando pouco mais de 24 milhões de brasileiros. Já o PSD vai administrar 654 cidades, com quase 23,5 milhões de habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário