sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

A cada minuto, 40 pessoas são diagnosticadas com câncer no mundo.

O câncer é uma doença que se caracteriza pelo crescimento desordenado de células, que formam tumores. As alterações que fazem com que as células se dividam rapidamente e de forma desordenada podem ser causadas tanto por fatores internos, como hormônios, envelhecimento e mutações genéticas, como externos, como radiação ultravioleta, certos vírus, como o HPV, e maus hábitos de vida, como o uso de cigarro e o consumo de álcool. O câncer é uma das principais causas de morte no mundo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou recentemente, que, a cada minuto, 40 pessoas são diagnosticadas com a doença em todo o planeta. Dados da Opas, a Organização Pan-Americana da Saúde, braço da OMS na região das Américas, indicam que os tumores malignos só matam menos do que as doenças cardiovasculares em todo o continente americano. Em 2022, para se ter uma ideia, houve mais de 4,2 milhões de novos casos de câncer na região das Américas e a projeção é que esse número aumente em 60% até 2045, chegando a 6,7 milhões de casos por ano. A doença foi responsável, em 2022, por 1,4 milhão de mortes.

Existem diversos tipos de câncer, que se diferenciam de acordo com o tipo de célula que se altera. E, por isso, não há uma forma específica de prevenção ou cura. No entanto, acredita-se que cerca de um terço de todos os casos de câncer poderiam ser prevenidos evitando os principais fatores de risco, entre eles o tabaco, o consumo de álcool, uma alimentação pouco saudável e o sedentarismo. Importante lembrar também que muitos tipos de câncer têm grandes chances de cura se detectados precocemente e tratados adequadamente por isso é importante estar atento a possíveis primeiros sinais da doença e, sempre que recomendado, fazer exames de prevenção e rastreio da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário