quinta-feira, 23 de julho de 2015

Aftas e Lesões Bucais com o Dr. Renivaldo Tenório.

Aftas e Lesões Bucais. O que são lesões bucais? São alterações como inchaços, manchas ou feridas em sua boca, nos lábios ou na língua. Há vários tipos de feridas e de enfermidades bucais. As mais comuns são as aftas, o herpes simples, a leucoplasia (placa branca) e a candidíase (sapinho).

Se encontrar uma ferida em sua boca, não se preocupe. Cerca de um terço de toda a população sofre ou sofrerá com isso em algum momento da vida. Contudo, as irritações e inflamações bucais podem ser muito dolorosas e interferir na fala e na mastigação. Qualquer ferida que persista durante uma semana ou mais deve ser examinada pelo seu dentista.
O exame físico se inicia com a avaliação geral do paciente, com ênfase no estado nutricional. O profissional deve observar hábitos como mordiscar bochechas ou passar a língua nos lábios. A acurada descrição da lesão é o passo mais importante, incluindo: região acometida e distribuição; número de lesões; tipo de superfície (aspecto visual e palpação); coloração; características das bordas; disposição das lesões.
Às vezes, é recomendável que se faça uma biópsia (retirada de tecido para ser examinado) para que se possa detectar a causa da ferida, e para que se possa eliminar a possibilidade de doenças sérias como o câncer e AIDS.

Cirurgião-Dentista Dr. Renivaldo Brandão – Clínica Geral, Cirurgia Estética Bucal e Endodontia. Consultório na Rua Dr. Manoel Borba, nº 137, primeiro andar do Biolab. Telefone: (87) 3771-1619.

Nenhum comentário:

Postar um comentário