quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Setembro Amarelo: Secretaria de Desenvolvimento Social de Bom Conselho promove ações.

Aderindo a campanha do ‘Setembro Amarelo’, quando é realizado por todo país diversas mobilizações de sensibilização quanto ao combate e prevenção do suicídio, a Secretaria de Desenvolvimento Social do município de Bom Conselho, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), vem promovendo ações no sentido de prevenir e combater o suicídio.
Com a participação do secretário Geninho Tavares e de toda a equipe do CRAS, foram realizadas palestras e rodas de conversa nos Núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). As atividades foram realizadas nas comunidades Serra Santa Terezinha e Parmalat. Nas duas oportunidades, os pais das crianças e adolescentes atendidos pelo SCFV das referidas localidades estiveram ouvindo com atenção a palestra e participaram da roda de conversa, coordenadas pelas psicólogas Dra Alipia Soares e Dra Klelia Barbosa.
A intenção é falar bastante sobre o assunto, falar sobre os riscos, falar sobre a prevenção, sobre a importância de ouvir, observar os sinais, orientar, encaminhar pra ajuda, para que algumas pessoas abandonem alguns mitos e sejam orientados a ter uma atitude de acolhida para as pessoas que tenham distúrbios emocionais, que passam por momentos de dificuldades ou que procuram ajuda.
Segundo Geninho Tavares, a intenção é promover eventos para debater sobre o suicídio, além de divulgar um alerta à população sobre a importância de sua discussão. “É uma questão de saúde pública, falar, quebrar tabus, superar estigmas e senso comum, alertar a população e conscientizar são tarefas cotidianas, mas, neste mês, no Setembro Amarelo, quando é realizado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, ganham sentido especial”, destaca Geninho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário