terça-feira, 26 de setembro de 2017

Governo recua e mantém Horário de Verão, que começa no próximo dia 15.

O Ministério das Minas e Energia confirmou na segunda-feira, 25, que o Horário de Verão será mantido neste ano. No próximo dia 15 de outubro, os relógios devem ser adiantados em 1 hora para quem mora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

O governo cogitou acabar com o Horário de Verão ainda este ano, após a medida ser considerada pouco eficaz em estudos realizados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, o ONS. Os dados apontaram que o consumo de energia, na prática, leva em conta a temperatura e a luminosidade, e não o horário.

A economia gerada pela medida no período de 2016 a 2017 foi de 159 milhões de reais e ficou abaixo da expectativa na comparação com o verão anterior. As vantagens apontadas pelo estudo são a redução do consumo noturno, o que favorece o trabalho de manutenção de equipamentos.

O Brasil adota o sistema de atraso dos relógios para economizar energia elétrica desde 1931, em períodos alternados. E de forma permanente a partir de 2008 até hoje. O governo não definiu se o horário de verão, que vai até 19 de fevereiro de 2018, voltará a ser praticado nos próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário