sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Grana para prevenção a acidentes cai 95%.

O governo reduziu mais de 95% da verba destinada à prevenção de acidentes de trânsito nos últimos seis anos. A informação é de um relatório feito pelo Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União. Apesar de existir uma norma do Código de Trânsito que diz que 5% do que foi arrecadado com o DPVAT deve ir para a prevenção de acidentes. Desde 2012 o governo tem bloqueado esses recursos para atingir metas da economia.

No ano passado, todo o dinheiro que deveria ser usado para essa finalidade foi bloqueado. Segundo um relatório da Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o quinto país que mais tem mortes por acidentes de trânsito. Cerca de 47 mil pessoas morrem e outras 400 mil ficam com sequelas devido a acidentes com carros, motos, ônibus e caminhões.

Em nota, o Ministério das Cidades disse que todos os anos faz pedidos de verbas para as ações do Denatran. Mas que o contingenciamento, ou seja, a não liberação de recursos, é responsabilidade do Ministério do Planejamento. O Ministério das Cidades ainda justificou a não liberação da verba devido à crise no país e à queda na arrecadação. O Ministério do Planejamento foi questionado, mas não se manifestou sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário