quarta-feira, 25 de outubro de 2017

TSE vai caçar fake news nas eleições.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estuda a criação de novas medidas para combater a disseminação de notícias falsas e boatos na internet. Uma das ações pretende colocar o Exército para monitorar as “fake News” e evitar que as notícias falsas se espalhem através de aplicativos ou mídias sociais.

Segundo o presidente do TSE, Gilmar Mendes, a Justiça Eleitoral deve baixar resoluções que disciplinem o tema para o pleito do ano que vem. As medidas estão sendo elaboradas pelo Grupo de Trabalho formado por autoridades do Tribunal Superior Eleitoral, Ministério da Defesa e Ministério da Justiça.

O tema “fake News” entrou em pauta após ter sido incluída na reforma política aprovada pelo Congresso. O texto previa que os provedores de aplicativos e redes sociais apagassem, mesmo sem ordem judicial, as publicações quando forem denunciadas por notícias falsas ou incitarem o ódio e violência. O artigo foi vetado pelo presidente Michel Temer, após ser apontado por entidades da sociedade civil como uma possível tentativa de censura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário