domingo, 13 de junho de 2021

Olha o golpe! E-mail que pede correção de supostas pendências na declaração do IR 2021 é fraudulento.

Atenção à sua caixa de e-mail, especialmente se receber alguma mensagem em nome da Receita Federal. O órgão alerta que um e-mail falso está circulando em nome da Instituição. A mensagem traz a solicitação de correção de supostas pendências na declaração do imposto de renda 2021 do contribuinte.

O e-mail usa elementos visuais semelhantes aos da Receita e isso pode levar o internauta ao erro. Além disso, a mensagem traz, anexo, um arquivo fraudulento que seria, também supostamente, cópia da declaração enviada. Mas, segundo o Fisco, tudo não passa de um golpe.

A Receita Federal diz que não envia e-mails contendo links, arquivos ou imagens aos usuários. Toda comunicação oficial do órgão com o contribuinte é feita por meio do portal e-CAC – cujo link para acesso está disponível no site da Receita.

Caso você receba e-mail em nome da Receita, desconfie e não clique em nenhum link ou baixe arquivos, mesmo que pareça um link para o portal ou para o site do órgão. O mais seguro é você mesmo digitar, na barra do seu navegador de internet, o endereço gov.br/receitafederal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário