Os beneficiários do Bolsa Família que estiverem com CPF irregular no cadastro único terão os pagamentos bloqueados, a partir de janeiro. A medida foi estabelecida pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome a fim de aprimorar a gestão do programa e garantir que o benefício chegue às pessoas que realmente precisam.
Divergências de titularidade, CPF suspenso ou cancelado na base da Receita Federal são as situações que poderão causar o cancelamento do benefício. Para resolver a pendência, as famílias devem verificar a situação do CPF de todos os membros na Receita Federal. Se necessário, é possível regularizar a situação junto a própria Receita pelo site gov.br/receitafederal ou presencialmente em uma agência, mas é preciso agendar o atendimento.
Após essa regularização, será necessário fazer a atualização no CADÚNICO. O governo informou que enviará uma alerta para as famílias que estiverem com a situação irregular. Essa comunicação será feita no extrato de pagamento do Bolsa Família, no aplicativo do próprio programa e no aplicativo Caixa TEM. Além disso, a população pode tirar dúvidas em relação a nova medida ligando no Disque Social 121.
Nenhum comentário:
Postar um comentário