quarta-feira, 15 de maio de 2024

Diocese de Garanhuns tem novo Bispo.

O Papa Francisco nomeou, na terça-feira (14), o Monsenhor Agnaldo Temóteo da Silveira, membro e vigário geral do clero de Sobral, no Ceará, como novo bispo da Diocese de Garanhuns. A data da posse canônica ainda será divulgada. A diocese estava vacante desde agosto de 2023, quando dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa assumiu a arquidiocese de Olinda e Recife.

Monsenhor Agnaldo Temóteo tem 46 anos e é natural da cidade de Bela Cruz, no Ceará. Sua formação religiosa se deu no seminário menor de São José, em Sobral, de 1993 a 1995, período em que também cursou o Ensino Médio; e continuou no seminário regional Nordeste I, em Fortaleza, de 1996 a 2002, onde cursou Filosofia, de 1996 a 1998 e Teologia, de 1999 a 2002.

O religioso é graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); em Teologia pelo Instituto Teológico e Pastoral do Ceará (ITEP); fez mestrado em Direito Canônico pela Universidade Gregoriana de Roma. Também possui formação em diversos cursos breves de atualização nas áreas de Teologia e de Direito Canônico feitos na Rota Romana, em Roma, na Pontifícia Universidade Católica Argentina, em Buenos Aires, e em alguns Institutos e Universidades do Brasil.

Ele foi ordenado diácono em 10 de julho de 2002, na catedral de Sobral e presbítero em 30 de novembro de 2002, na igreja matriz de Bela Cruz, no Ceará. Até sua nomeação como bispo, estava exercendo as seguintes funções: vigário Judicial Adjunto do Tribunal Eclesiástico Regional e de Apelação do Ceará, em Fortaleza; vigário Episcopal da Região Sede; Pároco da paróquia Nossa Senhora do Patrocínio e vigário Geral da diocese de Sobral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário