terça-feira, 27 de maio de 2014

Brasil reaproveita apenas 3% do lixo e desperdiça os 77% que tem condições de reciclagem.

No Brasil apenas 3%, ou seja, só três quilos em cada 100 de lixo são reaproveitados. O Brasil poderia reciclar até 80% dos materiais que vão parar nos aterros sanitários e lixões.

A pesquisadora de sustentabilidade Jaqueline Rutkowski informa que metade do que vai parar no lixo são restos orgânicos, como cascas e resto de comida, que poderiam virar composto e se transformar em adubo. 30% são vidro, metal, papel e plástico, que poderiam ser reaproveitados, gerando economia de energia, de exploração da natureza e ainda emprego. Só 20% do que vai para o lixo são mesmo inservíveis, informa a consultora.

Jaqueline afirma que a população precisa cobrar mais dos governos a implantação de programas de coleta seletiva. A pesquisadora informa que já existe tecnologia eficiente para a separação do lixo, mas que é pouco utilizada no País.

Ela também defende uma melhor organização dos catadores, para que o Brasil aumente o reaproveitamento do que é descartado e que poderia ser reaproveitado. Em algumas regiões da Europa, 90% do lixo sólido é reaproveitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário