sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Milhões de bactérias podem passar de uma boca para a outra durante o beijo.

O beijo na boca faz com que o nosso cérebro libere endorfinas no sangue que provocam uma sensação de bem-estar. Pesquisas mostram que beijar também estimula a função circulatória, pois aumenta os batimentos cardíacos e, consequentemente, a oxigenação das células.

Mas um grupo de pesquisadores holandeses decidiu analisar a relação entre o beijo e as bactérias presentes em nossa boca. Eles selecionaram 21 casais e recolheram amostras da língua e da saliva.
Depois, um de cada par comeu um iogurte probiótico, alimento rico em bactérias que trazem benefícios à nossa saúde. Novas amostras foram recolhidas, após os participantes trocarem um beijo prolongado com seus parceiros. As análises mostraram que, em apenas dez segundos, cerca de 80 milhões de bactérias passaram de uma boca para a outra.

Os pesquisadores esclarecem que na cavidade bucal vivem cerca de setecentas famílias de bactérias. Sua transferência durante o beijo pode ser influenciada por fatores como usar a mesma marca de pasta de dentes ou adotar um regime alimentar semelhante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário