sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Dicas para aproveitar o Carnaval com Saúde Bucal, com o Dr. Renivaldo Tenório.

No Carnaval se torna muito comum para quem vai passar em festas de rua beijos calorosos entre aquela paquera antiga ou até mesmo um mero desconhecido. Mas além de aguçar os sentidos e ter fatores benéficos ligados à saúde, os beijos podem acarretar alguns riscos.

E para que os foliões possam aproveitar o feriado de forma consciente,  é muito importante lembrar que um beijo pode trazer ótimas sensações. Para se ter idéia, uma boca quando é beijada exercita cerca de 29 músculos faciais, sendo que 17 são da língua. Além disso, o tato nos lábios é 200 vezes mais forte que nos dedos, e um beijo rápido queima até três calorias, enquanto um de nível intenso, com duração de um minuto, pode fazer você queimar 15 calorias.

No corpo humano 20% das bactérias estão em nossas línguas. Dessa forma, não podemos esquecer de escová-la ou utilizar um raspador lingual. Os enxaguantes, de preferência sem álcool, completam a higiene bucal. Estas medidas previnem doenças da cavidade bucal, como cáries e doenças periodontais. Porém, outras doenças infecciosas podem ser transmitidas pelo beijo, como lesões pelo vírus HPV, herpes, sapinho (candidose), gripe, tuberculose, hepatite B, entre outras. Tais doenças são transmissíveis pelo beijo, uma vez que em uma única gota de saliva trocada podem existir mais de dois bilhões de bactérias.
"Aos que se questionam sobre o vírus HIV, causador da Aids, ele geralmente não é transmitido pelo beijo. Isso só acontece caso ocorra sangramento ou haja feridas bucais abertas".  Confira algumas dicas: Intercale a bebida alcoólica com água para evitar desidratação e mau hálito; Passe protetor labial para proteger a boca dos raios solares;  Coma maçãs. São alimentos detergentes que limpam os dentes na falta da escova; Depois de comer, caso não dê para escovar os dentes, as gomas de mascar sem açúcar disfarçam o mau hálito e neutralizam o ph da boca; e, Não fique muito tempo sem comer. Grandes períodos de jejum são um prato cheio para o mau hálito.

Cirurgião-dentista Dr. Renivaldo Brandão Tenório – Clínica Geral, Cirurgia Estética Bucal e Endodontia, e agora com Serviço de Ortodontia. Consultório na Rua Dr. Manoel Borba, nº 137, primeiro andar do Biolab. Telefone: (87) 3771-1619.

Nenhum comentário:

Postar um comentário