quinta-feira, 11 de março de 2021

Auxílio mais próximo: PEC Emergencial é aprovada em 2º turno na Câmara.

Por 366 votos favoráveis a 127 contrários, a Câmara de Deputados aprova PEC Emergencial, que vai permitir a volta do auxílio emergencial. A medida requer votação em dois turnos por se tratar de alteração na Carta Magna. O que os deputados aprovaram, na tarde desta quinta-feira (11), foi o texto base, que na quarta-feira (10), sofreu mudança, com a concessão do governo para que servidores possam ter progressão na carreira e nos salários.

Após a aprovação, os parlamentares votaram 11 destaques que pedem alterações no texto. Caso não haja alteração no mérito, após esta fase, a PEC segue para promulgação. Caso contrário, terá de voltar ao Senado. O governo espera a decisão do legislativo sobre a PEC para elaborar Medida Provisória que libera o pagamento de nova rodada do auxílio emergencial a famílias em situação de vulnerabilidade.

Os valores e o número de parcelas ainda não estão definidos, mas fala-se em quatro parcelas de 250 reais, em média, com variação de 175 a 375 de acordo com a condição familiar. A expectativa é liberar a primeira ainda em março, pra suprir necessidades básicas dos mais pobres afetados pela perda de emprego durante a pandemia de Covid-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário