sábado, 11 de junho de 2022

Em menos de 3 anos, mais de 400 mil brasileiros obtiveram licença para comprar armas e munições.

Todos os dias, 449 pessoas obtêm licença para usar armas no Brasil. É o que aponta um levantamento feito pelo Instituto Sou da Paz com base em dados do Exército brasileiro. Na gestão de Jair Bolsonaro, as regras para compra de armas e munições foram flexibilizadas para pessoas com licença de colecionador, atirador esportivo e/ou caçadores, os chamados CACs.

A lei em vigor permite que os atiradores comprem até 60 armas, incluindo 30 de uso restrito, como fuzis. E a licença de atirador dá direito à compra de até 180 mil balas por ano. Os caçadores podem comprar até 30 armas e até seis mil balas e, para os colecionadores, praticamente não há limites: as regras em vigor dizem que eles podem comprar até cinco peças de cada modelo de arma.

Segundo o levantamento, o total de CACs no Brasil saltou de pouco mais de 167 mil e 300, em julho de 2019, para 605 mil 313 pessoas, em março deste ano. Em menos de três anos, o país passou a ter 440 mil pessoas a mais com permissão legal para comprar armas e munições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário