“Gaslighting”. A palavra é em inglês e, em uma tradução livre, equivale ao ato de manipular ou enganar alguém para levar algum tipo de vantagem. Não tem no idioma português uma palavra que traduza literalmente o termo, cujo uso é diretamente associado a abusos emocionais, como em caso de violência psicológica, por exemplo.
E a palavra “gaslighting” foi a escolhida pelo conceituado dicionário americano Merriam-Webster como a palavra do ano de 2022. No site do dicionário, as buscas pelo termo aumentaram 1.740% este ano. E, segundo o Merriam-Webster, o mais curioso é que não houve um acontecimento específico que possa justificar esse interesse das pessoas pela palavra. Mas a origem do termo pode ser uma das explicações.
A palavra surgiu a partir da obra “Gaslight”, uma peça de 1938 e que virou filme em 1944. Na história, um homem tenta enganar sua esposa fazendo-a pensar que ela está enlouquecendo. Para o Merriam-Webster, nesta era de desinformação – de fake news, teorias da conspiração, gaslighting acabou se surgindo como uma palavra apropriada para o nosso tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário