O município de Bom Conselho desponta como um importante reduto cultural e histórico ao abrigar a segunda maior população quilombola do estado de Pernambuco, segundo o Censo 2022 do IBGE. Ao todo, 6.473 pessoas se declararam quilombolas em Bom Conselho, equivalente a 14,62% da população do município, de 44.260 habitantes.
Com um rico legado de tradições e raízes ancestrais, a cidade se destaca pela preservação de sua identidade quilombola, enriquecendo a diversidade cultural da região. Por gerações, essas comunidades têm se esforçado para preservar suas raízes culturais, passando de forma oral e prática seus costumes, danças, músicas e crenças, que resistem ao tempo e à mudança.
As comunidades quilombolas de Bom Conselho têm uma relevante contribuição para a formação histórica do município e a manutenção das tradições afro-brasileiras. E a partir da conscientização e do apoio de políticas públicas, aliados ao comprometimento da sociedade em geral, é possível assegurar a preservação da cultura quilombola de Bom Conselho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário