quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Brasil já conta com 81 bancos comunitários.

Os bancos comunitários, criados para fomentar a economia de comunidades carentes, estão se transformando numa realidade no Brasil. Eles já chegam ao total de 81, graças ao apoio da Secretaria Nacional de Economia Solidária, do Ministério do Trabalho e Emprego.

Criados para dar suporte às populações desfavorecidas, os Bancos Comunitários de Desenvolvimento destacam-se como uma prática das finanças solidárias voltada para o combate à extrema pobreza no país.

Diante das dificuldades dos territórios empobrecidos, o interesse pelos Bancos Comunitários é maior em comunidades rurais, em favelas e bairros de periferia das grandes cidades, além de territórios isolados, como os da Região Amazônica e áreas de quilombolas.

O mais recente deles foi instalado há três semanas em Esmeraldas, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Como instituições de fomento, os bancos comunitários operam com fundo de crédito solidário, moeda social, apoio a feiras de produtores e como correspondente bancários de instituições públicas federais.

Do total de bancos comunitários em funcionamento, 20 mantêm correspondência para recebimento de contas e realização de pequenas operações bancárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário