sexta-feira, 20 de março de 2015

O Dia Mundial da Saúde Bucal‏, por Dr. Renivaldo Brandão Tenório.

O Dia Mundial da Saúde Bucal foi instituído em 2007, durante a Reunião Anual da FDI, em Dubai. A data escolhida inicialmente foi 12 de setembro, dia do aniversário do fundador da entidade, Charles Godon. Mais tarde, por questões práticas aliadas ao planejamento e organização de cada célula da Federação, foi alterada para 20 de março.

A intenção é lembrar que o cuidado com os dentes, gengiva e mucosa bucal tem papel crucial na capacidade de realizar atividades diversas, como trabalhar e estudar, além de melhorar a autoestima e confiança das pessoas. É também uma oportunidade de sensibilizar e incentivar a população, famílias, comunidades e governos a tomarem medidas para reduzir a incidência de doenças bucais.
Mais de 14 mil novos casos de câncer bucal são registrados por ano no Brasil, a maioria entre homens. São mais de 4 mil mortes por ano. O país tem a terceira maior incidência da doença no mundo, atrás apenas da Índia e da antiga Tchecoslováquia. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Além do câncer bucal, o Brasil ainda sofre com uma série de outros problemas bucais: cerca de 56% das crianças com 12 anos têm dentes cariados.

Neste dia, em especial, uma atitude simples é recomendada pela FDI e pela ABO: que os cirurgiões-dentistas conscientizem seus pacientes sobre a importância da boa saúde bucal, através da prevenção, especialmente de bons hábitos de escovação e visitas regulares aos consultórios odontológicos.
As entidades recomendam, ainda, que o CD precisa estar cada vez mais acessível, chegar a lugares de difícil acesso, onde as condições são precárias. “É muito importante esse engajamento dos cirurgiões-dentistas, não só neste dia, mas em seu cotidiano. O profissional precisa incentivar os pacientes a cuidar bem de sua saúde bucal e também chegar onde mais precisa. A intenção da ABO é contribuir para que cada vez mais pessoas, dos lugares mais distantes, tenham acesso a uma boa higiene bucal”, declara Luiz Fernando Varrone, presidente da ABO Nacional.

Dr. Renivaldo Brandão Tenório
Cirurgião-dentista – Clínica Geral, Cirurgia Estética Bucal e Endodontia
Consultório na Rua Dr. Manoel Borba, próxima a Praça da Bandeira, nº 137, primeiro andar do Biolab, no centro de Bom Conselho.
Telefone: (87) 3771-1619.

Nenhum comentário:

Postar um comentário