sexta-feira, 22 de abril de 2016

24,3% da população adulta brasileira é hipertensa.

A hipertensão arterial é um problema comum na saúde dos brasileiros. Atualmente, segundo o Ministério da de Saúde, 24,3% da população adulta é acometida pela patologia que consiste na resistência do coração ao bater, sobrecarregando tanto o coração quanto os vasos sanguíneos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, cerca de 50% dos hipertensos não sabem que têm a doença e apenas 25% aderem ao tratamento.
Esse problema de saúde é crônico e os sintomas são raramente identificados. Nos poucos casos em que são detectados, são eles: dor de cabeça, mal-estar e desconforto na região do tórax. A doença não surge de uma hora para outra e sim lentamente, ao longo dos anos. A prevalência da hipertensão é similar em ambos os sexos, mas os homens se cuidam menos devido ao estilo de vida, e, por isso, têm maior propensão para o desenvolvimento da doença. A hipertensão pode atingir até 75% das pessoas com mais de 70 anos.

Atualmente, existem muitos tipos diferentes de medicamentos eficazes no tratamento. Porém, em alguns casos, apenas um remédio pode não ser suficiente para controlar a pressão havendo a necessidade de ingestão de dois ou mais comprimidos diferentes. Por isso, é sempre bom ter um acompanhamento médico regular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário