terça-feira, 5 de abril de 2016

Bom Conselho realizou Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica.

A Secretaria Municipal de Saúde de Bom Conselho realizou sábado (02), o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica. O trabalho, realizado através do Departamento de Vigilância em Saúde, aconteceu no horário das 08 às 17 horas.

Bom Conselho possui atualmente 8 mil 671 animais, sendo 5 mil 702 cães e 2 mil 969 gatos. A meta é garantir a imunização do maior número possível desta população canina e felina. A campanha acontece durante todo o mês de abril, inclusive percorrendo a zona rural e distritos do município.

Só podem ser vacinados cães  e gatos a partir de 90 dias de nascidos, e a imunização é contra indicada em animais com sinais de doença sistêmica (sarna generalizada, vômito, diarréia, caquexia, entre outras), que tenham tido febre nas 24 horas antecedentes à aplicação da antirrábica ou fêmeas em período de gestação.

A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos e é causada por um vírus que se instala e se multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central. Depois, passa para as glândulas salivares, de onde se multiplica e se propaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário