sexta-feira, 20 de julho de 2018

Seleção brasileira completará duas décadas sem vencer um grande em Copas do Mundo.

Desde a vitória sobre a Alemanha, na final de 2002, quando chegou ao quinto título mundial, a seleção brasileira não vence um grande adversário em pelejas válidas pelo certame. São quatro Copas do Mundo e 13 triunfos, mas nenhum deles sobre um rival realmente de peso. Assim, quando voltar ao gramado pela grande competição, no final de 2022, o Brasil estará há mais de duas décadas sem saborear vitória em cima de um grande adversário.

É verdade que em duas oportunidades o time canarinho bateu a Croácia, agora vice-campeã. Mas até então o selecionado da antiga Iugoslávia era mera coadjuvante. Tanto que em ambas as Copas, 2006 e 2014, foi eliminada na fase de grupos. E perdeu a chance de avançar, respectivamente, para Austrália e México, times apenas medianos. Inclusive os croatas foram adversários da estreia nas duas edições, e o primeiro jogo não costuma ser um "clássico".

Na Alemanha, a seleção de Carlos Alberto Parreira também derrotou os australianos, Japão e Gana. Com Dunga, na África do Sul, superou Coreia do Norte, Costa do Marfim e Chile. Em casa, com Luiz Felipe Scolari, bateu, além dos croatas, Camarões e Colômbia. Na Rússia, o time de Tite bateu Costa Rica, Sérvia e México. Nos duelos pesados, o Brasil foi derrotado cinco vezes, por França (2006), Holanda (2010 e 2014), Alemanha (2014) e Bélgica (2018).

Nenhum comentário:

Postar um comentário