sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Planeta Terra perdeu 60% dos animais silvestres entre 1970 e 2014.

Seis em cada 10 animais silvestres que havia no mundo em 1970 foram extintos até 2014. O alerta está em um levantamento divulgado pelo Fundo Mundial para a Natureza, o WWF. Para chegar aos resultados, os pesquisadores acompanharam, nesse período, mais de 16 mil 700 populações de 4 mil espécies, de mamíferos, pássaros, peixes, répteis e anfíbios.

Uma das constatações do extenso estudo é que o volume crescente de lixo plástico nos oceanos interfere drasticamente na qualidade de vida de várias espécies. Para se ter uma ideia, na década de 1960, só 5% das aves tinha fragmentos de plástico no estômago. Hoje, 90% delas têm. O Brasil ganha destaque no relatório mundial. Mas de forma negativa. A constatação é que a floresta amazônica e o cerrado perdem cada vez mais espaço para a agricultura e pecuária.

Por ano, segundo os cálculos do WWF, uma área equivalente a 1 milhão e 400 mil de campos de futebol de área verde desaparecem do mapa por causa do desmatamento. Em todo o mundo, só 25% dos solos estão livres da marca do homem. A triste perspectiva dos pesquisadores é que esse índice possa chegar a apenas 10% em 2050.

Nenhum comentário:

Postar um comentário