domingo, 4 de novembro de 2018

Um homem morre a cada 38 minutos no Brasil vítima de câncer de próstata.

O câncer de próstata mata um homem a cada 38 minutos no Brasil. A estatística é do INCA, o Instituto Nacional do Câncer. O câncer de próstata é o tipo de tumor maligno mais frequente no homem. Representa quase 30% dos casos de câncer no sexo masculino quando se exclui os cânceres de pele não melanoma.

Descobrir o problema na próstata no início diminui significativamente os riscos de morte. As taxas de cura chegam a 90% dos casos quando o paciente descobre a doença na fase inicial. Como no início o câncer de próstata não costuma dar sinais, é fundamental realizar os exames preventivos.

Na população em geral, o rastreamento da doença deve começar a partir dos 50 anos de idade. Mas homens negros e aqueles que têm familiares com diagnóstico de câncer de próstata devem fazer os exames a partir dos 45 anos de idade. Em todos os casos, os exames devem ser realizados anualmente.

Lembrando que os médicos usam dois exames para rastrear o câncer de próstata: o exame do toque retal, que permite avaliar se o homem tem nódulos na próstata, e um exame de sangue para avaliar o PSA – ele fica aumentado quando o paciente tem o tumor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário